- Ano: 2013
-
Fotografias:Katherine Lu
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com vistas fantásticas sobre o porto, orientação norte na fachada e o maravilhoso jardim e piscina existente na parte traseira, o desafio desta casa era captar o sol e privacidade enquanto ambos os aspectos fossem apreciados.
A casa esteve na família de nossos clientes desde 1960. Uma parte importante do nosso programa era encontrar um equilíbrio entre o antigo e o novo do ponto de vista arquitetônico e sentimental. Nosso cliente queria manter os elementos românticos da casa, e sua humildade em um subúrbio de novas e chamativas construções. Ela estava simultaneamente interessada em fornecer um novo começo a esta casa e sem perder seu pertencimento
A estratégia é modesta: manter a fachada original do bangalô de 1920 e substituir uma adição mau-sucedida de 1960 na parte traseira. A mudança principal é a cave na parte central da planta como espaços de estar com uma vistas claras para a frente (porto) e a parte traseira (jardim). A faixa central do espaço de estar está contida em cada lado por fitas celulares de dormitórios e serviços.
O espaço de estar ocupa a área sob o pico do telhado original. O teto é removido e uma série de vãos piramidais distorcidos é criada dentro da geometria original, permitindo que a luz chegue até o centro da planta, o que promove ventilação através do efeito chaminé e reforça a ordem incomum de funcionamento da casa.
No lado mais alto do local está situado o dormitório principal, contra a face de um penhasco existente, justapondo sua vista para o porto e um encontro com o arenito com musgos e um atrevido jardim de orquídeas.
A intenção é modesta: a substituição da adição que fica totalmente escondida da rua e o restauro mínimo da fachada frontal.